quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Porque hoje me apeteceu reflectir sobre a vida. O costume, portanto.



Ninguém gosta de cometer erros profissionais. Geralmente somos responsabilizados por eles, one way or another, sooner or later. E ninguém gosta de ser responsabilizado.

Eu não sou excepção, claro está. Mas, consensos e dissensos à parte - que eu já me cansei de discutir esta questão - há profissões cujos erros não fazem grande mossa na vidinha dos outros e há outras profissões cujos erros podem causar grandes tragédias na vida das pessoas.

A minha faz parte do segundo grupo e este peso que me cai diariamente nos ombros tem-me trazido algumas insónias e pesadelos. Mais pesadelos que insónias, que eu não sou gaja de perder o sono facilmente.

Sonhar com prazos é recorrente. Chego a sonhar com a minha agenda, e a visualizar os dias da semana, um atrás do outro. E imagino-me qual coelho branco, de relógio enorme na mão, a correr contra o tempo, ao longo das páginas, ao som de um tique-taque nervoso, atrasada para tudo, tentando chegar a tempo de alguma coisa.

Porque se eu deixar passar um prazo (ou porque me esqueci, ou porque tive uma emergência pessoal qualquer - que a lei não prevê nem justifica emergências pessoais dos advogados), alguém pode perder milhares de euros. Perder a tutela de um filho. Perder uma casa.

Ahhhh, pois é.

Note to self: Ora que te sirva de lição o susto e vê se não voltas a fazer mais dessas, sim?

3 comentários:

  1. Ter tanta responsabilidade nas mãos deve ser assustador...

    ResponderEliminar
  2. errar faz parte do ser humano. claro que, em casos como o teu, pode custar tanta coisa a outras pessoas. mas às vezes, há coisas que não conseguimos controlar.
    tiveste um susto, mas correu tudo bem.
    e a vida sem sustos nem era interessante :)

    *

    ResponderEliminar
  3. Ah pois! Só o facto de teres vida pessoal pode prejudicar a vida de outras pessoas... grande responsabilidade!!!

    ResponderEliminar